Hi guys...
If you don't speak portuguese but you still wanting to read my blog, don't worry you can chose and translate to any others languages you want, just click down here!

Translate Google

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nomes?

Olá pessoas,

Hoje eu vou postar algumas curiosidades sobre nomes bem legais aqui da eslováquia.

No meu primeiro dia de aula na turma de Inglês a professora mandou eu me apresentar para a turma, falar meu nome, cidade, estado, país e falar um pouco de mim. Então eu fui (muito envergonhada), então ela mandou escrever o meu nome no quadro, porque é normal eles não entenderem (até porque é outro país, geralmente os nomes comuns no Brasil, são super diferentes pra eles aqui na Eslováquia). Mais o que mais me deixou encabulada foi que os meu colegas acharam meu nome MEGA gigante, porque ter dois sobre nomes não é tão comum aqui. No início foi difícil entender a lógica do sobre nome, mais agora eu já entendo e acho até interessante.

Vou explicar como funciona. Mais primeiro vamos a lógica da constituição do nome no Brasil:

Homem:

Nome + último sobrenome da mãe + último sobrenome do pai = Nome de solteiro
Nome + último sobrenome da mãe + último sobrenome do pai = Nome de casado

Mulher:

Nome + último sobrenome da mãe + último sobrenome do pai = Nome de solteira 
Ex:  Bruna + Meyrelles + de Melo

Nome + último sobrenome da mãe + último sobrenome do pai + último sobrenome do marido = Nome de casada

Ex: Bruna + Meyrelles + de Melo + sobrenome do "marido" 

Agora na Eslováquia é diferente:

Homem:

Nome + sobrenome do pai (só do pai) = Nome de solteiro
Ex: Matheus + Andrejcin

Nome + sobrenome do pai = Nome de casado
Ex:  Matheus + Andrejcin

Mulher:

Nome + sobrenome da mãe = Nome de solteira
Ex:  Hanna + Szabová

Nome + sobrenome do marido (troca o seu sobrenome pelo sobrenome do seu atual marido)+ OVÁ = Nome de casada 
Ex:  Hanna + Andrejcinová

Percebam que eu coloquei o mesmo sobre nome no homem e na mulher (de amarelo) para vocês verem como fica.

É meio complicado de explicar e de entender, mais é bem interessante.

Em falar em nomes, outra coisa diferente é o "Dia do Nome". É como se fosse o "aniversário" do seu nome.
No último sábado eu fui no shopping com a minha host irmã e ela queria comprar um presente pra mãe dela porque era dia do nome. No início não entendi nada (Dia do nome? O que é isso?), mais depois a minha host mãe falou que as pessoas tem um dia pra comemorar o nome, cada dia do ano tem um ou mais nomes que são celebrados e no dia 08/09 foi o dia do nome dela. Existe até um calendário para esses nomes, e isso não é só aqui na Eslováquia que existe não, isso existe até no Brasil, mas, porém aqui é um dia tão importante quanto o aniversário.

Não achei o dia do meu nome, mais sei que o dia dos "Brunos" é dia 5 de outubro, adotarei esse dia. Hahaha'

Bom pessoal, por hoje é só isso...

#Beijocas



Nenhum comentário: